quarta-feira, 14 de abril de 2010

O futuro dura muito tempo

Título de uma peça/livro, peraí, confirmei no Google, de Louis Althusser. Mas não é o caso de contextualizar o tema. Só gosto da expressão, e como aqui no Etc. a gente pode sair da rapadura para a carne seca sem muito (nenhum?) constrangimento, por conta da participação no concurso do Leoni (posts Votem em mim e Sai chorando) acabei ouvindo as músicas mais recentes do próprio e recomendo.

O Leoni tem um site muito legal, com uma área de downloads onde é possível baixar o mp3 de seus trabalhos mais recentes, com cifras e letras. Já sei, clicou e pediram um cadastro. Bom, a ideia do Leoni é essa mesmo, criar um contato com pessoas interessadas no seu trabalho. Por conta dos concursos e outras promoções bem-boladas, o site já tem mais de 46 mil cadastrados, convertendo-se em poderoso veículo de divulgação da carreira do artista. O bacana é que o Leoni entra nos fóruns o tempo todo, dialoga com os fãs (inclusive uns chatíssimos, se for o caso) na maior civilidade e atenção e o troço acaba virando uma, desculpem a expressão, rede social. A mãe do Leoni entra nos fóruns, e é um doce. Um grupo de participantes do concurso postamos, deixa eu ver, 2739 posts em um fórum intitulado Os Pertur-Bardos, que gerou inclusive um blog, só doideira, mas de boa cepa.

Eu sempre fui fã do Kid Abelha, e meus cadernos de música tinham coisas como Nosferatu, Fórmula do Amor e Esse Outro Mundo, naqueles verões emocionais dos anos 80 (século passado, vcs estavam lá, lembram? Depois ouvi Garotos II (perto de uma mulher / são só garotos) no rádio, e aí perdi um pouco o Leoni de vista. Descobri agora que ele persiste num pop azeitado, com canções sugestivas, sem pretensões e experimentalismos, com parceiros vários e títulos como As cartas que eu não mando, Hora de pular do trem, Criado-mudo, A noite perfeita.
Bom, e o futuro com isso tudo? Tem uma dessas canções do Leoni rolando forte no meu mp3 que fala dessa vontade de ser feliz, mas falta sempre algo acontecer, tem que esperar alguma coisa melhorar e contrapõe na lata: do it now! "agora é o futuro que eu andava esperando", mas deixemos que o áudio abaixo conte melhor*:





Se não agora, quando?

Depois se quiserem dizer que isso é papo de otimista, blablabla, me processem, eu recorro até o Supremo, e vai levar uns trinta anos. Pensando em outra frase, de Keynes, "no longo prazo estaremos todos mortos". Ao que retruca Emmanuel, pela psicografia de Chico Xavier, encerrando este post meio alucinado: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".

E se ainda de quebra quiserem uma canção romântica do Leoni (me processem, me processem), tem ainda Lado Z, uma canção que (pretensãããooo..) eu gostaria de ter feito**, talvez (PRETENSÃÃÃÃOOO....) mudando um detalhe na letra:




Lado Z

*a letra de Se Não Agora, Quando?, parceria de Leoni com George Israel e Luciana Fregolente, segue abaixo, esperando que tenham ouvido a canção, pois aprendi aí nas oficinas da vida que a canção só se comunica mesmo cantada e ouvida, ler a letra é outra onda, mas não é a canção.

Serei feliz quando juntar dinheiro / Der a volta ao mundo e mudar de emprego / Serei feliz quando estiver mais magro / E couber em qualquer roupa que estiver na moda / Serei feliz quando tiver respostas / Quando for famoso e me sentir seguro / Serei feliz quando ela for embora / Quando o meu país me parecer mais justo

Serei feliz quando a dor passar / Serei feliz em outro lugar / Serei feliz quando você ligar / A sorte é que tem sempre alguém pra me lembrar

Que agora é o futuro / Que eu andava esperando / Agora é o futuro / Se não agora, quando, quando, quando, quando?

Serei feliz quando eu tiver dezoito / Sair de casa e comprar um carro / Serei feliz quando aos trinta e poucos / Comprar a minha casa e a vida for mais clara / Serei feliz quando um verso meu / Te fizer chorar e perder a fala / Serei feliz quando eu abrir a porta / E encontrar os meus problemas arrumando a mala

Serei feliz quando o sol nascer / Serei feliz quando Deus quiser / Serei feliz quando merecer / Mas escrevo pelos muros pra não me esquecer

Que agora é o futuro / Que eu andava esperando / Agora é o futuro / Se não agora, quando, quando, quando, quando?

** mais sobre as canções que eu gostaria de ter feito em outro post, qualquer dia, no futuro, quem sabe...

2 comentários:

  1. Compadre, meu micro-post (preguiça de checar a "hifenação...) é sobre o mesmo tema da música do Leoni. Como diria o Mestre Oogway (ou o mestre Dalai Lama, de acordo com Lucrécio): "O ontem é história, o amanhã é um mistério, mas o hoje é uma dádiva. É por isso que se chama presente."

    ResponderExcluir
  2. Em tempo, a frase do Dalai Lama: "Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã".

    ResponderExcluir