sexta-feira, 2 de abril de 2010

Chico Xavier – o filme


Fomos ver o filme Chico Xavier (Clara na oficina de artes). Para mim, que adoto a filosofia/doutrina/religião espírita há uns dez anos, é muito difícil falar do filme de uma perspectiva não-espírita. Mas a produção é caprichada, Globo Filmes, Daniel Filho, fotografia de Nonato Estrela, trilha de Egberto Gismonti. Atuação impressionante de Nélson Xavier como Chico maduro. O ator conta no Diário de Filmagem do site oficial que antes do filme era ateu e que para ele, o filme era apenas a história de um homem espetacular. "Chico me fez acreditar não só em Deus, mas principalmente no amor". Outras atuações de destaque: Tony Ramos, Angelo Antonio, Giovana Antonelli, Letícia Sabatella, Pedro Paulo Rangel. Além da visão parcial, complica um pouco entrar em detalhes sobre o filme (aliás, qualquer filme), porque sou fundador, sócio remido, presidente e entusiasta do M.A.T.E. (Movimento Anti-Trailer Explícito), sobre o qual prometo falar em outro post, mas cujo mote básico é ser radicalmente contra revelar os melhores momentos de um filme, seja em trailer, seja contando para um futuro ex-amigo. Devo ser o único membro, embora tenha o compreensivo(el) apoio do Mestre Alvimp, cinéfilo, apreciador de futebol, Verissimo, flor do Lácio e bolacha italiana, mas aí já é um terceiro post e como diria o Verissimo, doutor, divago...


Em um panorama geral, o filme tem atuações equilibradas, revelando um ótimo trabalho de direção, um bom ritmo, com cortes de flashback na hora certa, momentos de humor, momentos de grande emoção e a impagável cena do avião. Pronto, falei. Enfim, é a maior diversão. Cinema lotado, ingressos esgotados. Acho que vai ser um megasucesso de público e crítica. Outra coisa: não me lembro de nunca ter visto uma sessão de cinema em que ninguém levanta antes de rolarem todos os créditos, graças a uma ótima ideia da produção que eu não vou contar, senão serei obrigado a me expulsar a mim mesmo do M.A.T.E.


Confiram, em um cinema perto de vocês. E aguardem setembro, quando será lançado Nosso Lar, baseado no livro de André Luiz, psicografado por Chico.


2 comentários:

  1. Então, tá... Era pra continuar a conversa. Pelejei para achar o lugar dos comentários e nem sei mais em que post entrei. Tudo bem, depois eu me organizo. Agora vou voltar para a cozinha porque nossa Clara ainda não sabe, mas hoje ela e os primos vão ter uma véspera de Páscoa à moda antiga. Alguém sabe como preencher um ovo de gelatina sem esburacar demais a casca? Já não se vendem seringas comuns na farmácia, só aquelas com pistolinha que embora adequadíssimas para suas funções primordiais, atrapalham a vida de quem tempera e recheia. Enfim, mais tarde, veremos os resultados.

    ResponderExcluir
  2. E foram um sucesso os ovos de gelatina, mas nada superou a gargalhada da afilhadinha ao ter em mãos seu terceiro ovo de páscoa. Êxtase total!

    ResponderExcluir