quinta-feira, 1 de abril de 2010

What´s in a name


O complicado de ser bibliotecário é sempre querer buscar as fontes e confirmar as citações (ha ha ha daqui a dois posts provavelmente vou soltar qualquer abobrinha aqui e nem ligar em confirmar – fiquem atentos). Claro (?) que eu sabia que o título aí é citação de Shakespeare, mas confesso que não lembrei logo de onde. Google neles, e é uma fala da Julieta (Pad, Pat, Alvimp e demais amigos com domínio amplo do inglês, eu escutei o murmúrio de "oh! que descoberta!" Sarcasmo não!). Por sinal, relendo um trecho da peça, persiste a dúvida se a Julieta é ou não minha milonga*. O texto da peça fala de seu aniversário na Lammas Eve, e a Wikipedia me diz que primeiro de agosto é o Lammas Day. Nasci à meia hora de primeiro de agosto, logo... Sei lá! Tradutores, help!


Depois desse brilhante nariz-de-cera**, encerro o post falando sobre a escolha do título do blog: Notas de Rodapé ficou ameaçando até os quarenta e dois do segundo tempo, mas quando eu quisesse fazer uma nota de rodapé, como neste post, como ficava? Optei pelo Correio do Etc como uma referência afetiva ao Correio de Clara, irregulário, imperiódico e aleatário de grande sucesso na primeira década do segundo milênio da Era Cristã, hoje extinto. Se como os dinossauros ou os vulcões, o tempo dirá.




* milongo [d´áprés SILVA, Denise Carneiro da, Praia de Carapebus, 198?]: nascido no mesmo dia do ano, embora em anos diferentes (não, obrigado, eu não sou conservado, sou mais novo mesmo, uns quatrocentos anos) – não confundir com malungo, nascido no mesmo ano (Clara e Matias, Pad e Don´Anna, por exemplo).


** na verdade, é nariz de cera, sem hífen, diz-me o Vocabulário Ortográfico da ABL, já disponível online com o acordo ortográfico (dica da Cla – não confundir com a Clara, que nem lê ainda. Quer dizer, nada além de quatro letras, e só se for com as consoantes l, r, s, v, d). Mais sobre a ABL e o fascinante processo de aquisição da capacidade de leitura nos infantes em breve. Provavelmente em posts distintos, mas nunca se sabe.

Um comentário:

  1. Compadre amigo querido!
    Adorei ter sua companhia nas cibernavegações! Será uma delícia ler seus escritos saborosos e suas pitadas culturais! Anseio pelos próximos posts!

    ResponderExcluir