domingo, 4 de julho de 2010

Sobre a Copa


clipe de lances de Cruyff

O título do post podia ser Todos Juntos Fomos, mas achei agressivo. O texto é de um e-mail que escrevi para meia dúzia de anigos correspondentes em assuntos de futebol, no day after do laranjaço, durante a goleada teutônica sobre os argentinos - notas acrescentadas depois em itálico:

Ressalvando que não acompanho mais futebol, só Copa, e posso estar escrevendo muita bobagem, mas é divertido...

Comecei a escrever aguardando a entrada em campo de Alemanha e Argentina, continuei no intervalo e termino agora, já bem mais relaxado com o show de bola (que beleza poder usar essa expressão em seu sentido original) da Alemanha nos hermanitos.

Antes de falar da Seleção, alguns comentários genéricos sobre a Copa:

1) è a Copa dos sul-americanos!!! - ufanismo booobo. Brasil e Argentina já estão no avião. Uruguai e Paraguai vão ser a sensação da Copa? A conferir. (o Paraguai saiu e o uruguai ficou, em dois jogos absolutamente épicos!) Acho que a Copa começou ontem, três europeus (os favoritos - Alemanha, Holanda, Espanha), quatro sul-americanos e Gana. E está arriscando dar três europeus nas semifinais. Normal. (deu mesmo)

2) Melhores do mundo. É muito diferente do que melhor da Copa, não? Olha os subitens:

2.1) Quem jogou mais na Copa? Cristiano Ronaldo ou Grafite?

2.2.) No primeiro dia que marcaram o Messi ele teve seu dia de Zinho...

3) A Argentina ainda tem que batalhar pra sair do segundo escalão em Copas:

- um vice em 30, quando era praticamente um torneio americano (os EUA foram terceiro nessa Copa!)
- sumiço geral por mais de 40 anos - a não ser pra fazer vergonha em 66 com um tal de Rattin que foi expulso acho que contra a Inglaterra e ficou rondando o campo e cuspindo tsc tsc tsc
- campeã em 1978, nas circunstâncias sabidas
- campeã em 86 e vice em 90, com Maradona
- só

4) Por sinal, a França é a maior enganação das Copas depois (ou antes, sei lá) do Cristiano Ronaldo: ganhou aquela final esquisítissima e acha que tá no Clube...

5) A Alemanha pode até ser derrotada (não levo fé na Espanha, peguei implicância com aquele tico-tico no fubá), mas até agora foi quem jogou. Que beleza os jogadores passando a bola pro outro fazer o gol! Onde estavam Podolski e Scheiwseiláoquê na hora dessa eleição aí de melhor do mundo?

Vamos ao Brasil. Mais cedo vi a coletiva do Dunga no youtube, e confirmaram-se minhas impressões. Essa turma (Ricardo Teixeira, Dunga), não tem noção nenhuma do significado da instituição Seleção Brasileira (por exemplo ninguém precisa dizer que é de futebol, basta falar Seleção).
Ontem à noite fiz questão de ver o verdadeiro jogo, que é o videotape (Nélson Rodrigues), e acho o seguinte sobre a postura (?) do Dunga nessa eliminação:


1) assumir a responsabilidade pela derrota - ora, e daí? Discurso vazio. O cara não se arrepende de nenhum milímetro, vai pra casa achando que tava certo em tudo. Diz que "o Brasil perdeu porque não jogou no segundo tempo igual no primeiro." Só faltou dizer que foi porque fez menos gols que a Holanda Mas por que não jogou? É a mesma soberba do Kaká, depois de expulso por ser um bobinho posando de bad boy, dizendo que recebeu milhares de mensagens de apoio e estava com a consciência tranquila. Confunde-se o status de celebridade com a conduta adequada. E cadê ele no campo do fim do jogo, cumprimentando o técnico da Holanda e os jogadores derrotados? O Maradona tomou de 4 e tava lá!

2) o juiz japonês atrapalhou o jogo - o dia em que a Seleção depender de um juiz de qualquer planeta pra jogar decentemente uma partida de Copa do Mundo, é melhor não ir.

3) os jogadores estavam com um semblante no vestiário que se vcs vissem entenderiam melhor o "resgate do orgulho de jogar na Seleção" - só vomitando. Os jogadores se esforçaram, não têm culpa maior que as próprias limitações (exceção ao Filipe Melo, mas sempre a culpa amior é de quem escala o sujeito, que não tem condições pessoais de jogar nem futebol, que dirá Copa pela Seleção), mas, novamente, e daí?

4) fica complicado mexer com um a menos - mas pra botar quem? Julio Baptista? Kleberson? Grafite?

5) o time foi vencedor nesses quatro anos - foi? Olha só, pra mim a Seleção só disputa uma competição: COPA. O resto é preparação. Ganhar Copa América, da Argentina, etc, é petiscar esperando a hora da Copa. O time do Dunga foi PERDEDOR. E não é porque não foi campeão. É porque (corrijam-me, porque eu não acompanho mais futebol, só Copa do Mundo) não formou um time que representa com dignidade o futebol brasileiro. Perder é do jogo, ontem antes de finalmente dormir às duas da manhã, fiz mentalmente um ranking das participações nas Copas, mando no fim do e-mail.

O Brasil apostou na defesa pra ser campeão. Ah, sim, como no caso daquela outra seleção que também ganhou uma Copa apostando na defesa. Qual foi mesmo? Itália de 82? Bom, o futebol italinao tem essa tradição. E o Rossi fez três gols no mesmo jogo. Alemanha em 74? Sim, usou a defesa pra marcar o Cruyff. (que deu uma arancada com um minuto e sofreu um pênalti. Aliás, o video de abertura do post mostra como era enjoado marcar o cara. Brasil em 94? Romário e Bebeto no auge, hmmmm, acho que não. E além do mais, o plano do Dunga era chegar na final se defendendo e o chutar o último pênalti pra fora? E no dia em que a defesa falha, toma dois gols, um frango do melhor do mundo e um erro de bola aérea? Faz-se o quê?

ETC ETC ETC ETC ETC ETC


Participações do Brasil na Copa, da melhor para a pior:
(na minha modesta opinião - não estou falando dos times, mas da participação, e do contexto de cada Mundial)


70 - no comments

58 - só atrás de 70 porque Pelé e Garrincha não entraram desde o início e a Seleção não ganhou todas

62

02

94 - o pior título, no clipe aparece um italiano decidindo...

50 - perdeu na final por uma dessas coisas, mas foi uma participação brilhante

82 - perdeu nas quartas por uma dessas coisas, mas foi uma participação brilhante

98 - perdeu na final por uma dessas coisas, mas foi uma participação honesta

38 - na semifinal para a então campeã Itália, e que ganhou a Copa

78 - terceiro lugar com fatores extra-campo (suborno etc). o time era médiozinho, mas a participação foi razoável. podia ter sido vice da Holanda

54 - saiu nas quartas, perdeu pra seleção sensação da Copa, que acabou vice

74 - quarto lugar, perdeu pra seleção sensação da Copa, que acabou vice, mas foi ruim demais a participação. Pelo menos ganhamos da Argentina

86 - perdeu num jogo para um adversário igual, nos penaltis, com Zico perdendo aquele penalti no tempo normal (jogada dele, bom lembrar)

10 - pelo menos não perdemos pra Argentina

90 - perdemos pra Argentina, justo quando jogamos bem um jogo

06 - só jogamos bem com os reservas e quando não valia nada

30 e 34 - um jogo uma derrota, mas ainda ganha de

66 - por causa da expectativa, afinal, tinha o Pelé e éramos bicampeões

O Dunga pode se orgulhar de seu time ter feito a 15ª melhor participação em 19 Copas...

2 comentários:

  1. Maravilhoso!

    Acho que teu olhar sobre futebol continua arguto mesmo usando-o a cada 4 anos.
    Concordo muito.

    Mas torci e estou feliz com a vitória da Espanha.
    Linda final ! Copa realmente inédita ! Bom renovar !

    Acabado o jogo eu fiquei feliz com a possibilidade de voltarmos nossos olhos para o verdadeiro Brasil que esá merecendo de uma boa torcida!!

    mil beijos Erica

    ResponderExcluir
  2. Adorei este post. Concordo em quase tudo. Mas domingo vou torcer pelo tico-tico. É pena os meninos do Barcelona, digo da seleção espanhola, não fazerem mais gols, mas como jogam bonito!Até dá saudade do tempo em que os canarinhos também jogavam bonito e faziam um monte de gols.

    ResponderExcluir