sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pop

A força do pop quando se encontra com a qualidade (sem entrar no mérito de que gosto não se discute, afirmativa aliás da qual discordo) tem qualquer coisa de bela e misteriosa. Pensem em Beatles, Jane Austen, Pelé. mas pensem também em Gang 90 e Absurdettes, por exemplo.
Copiando aqui pro computador uns CD, deixei a Clara brincando online de colorir Hannah Montana e sua turma, e após o primeiro choque estético dela pedir, nesse contexto, Deixa a música tocando aí, e era um Paulinho da Viola de primeiríssima cepa (Sentimentos, 1973, faixa 1 do LP Nervos de Aço), percebi da sala de TV ela conhecendo e imediatamente cantarolando junto o refrão de Telefone, Oh, meu amor, isso é amor, na versão Sandra de Sá.

Na sala da TV eu assistia a outra manifestação fortíssima do alcance do pop, o documentário Don´t You Forget About Me, título tirado da canção interpretada pelo Simple Minds no filme O Clube dos Cinco (The Breakfast Club), uma das obras-primas do produtor, diretor e roteirista John Hughes, que fez um punhado de filmes antológicos pra quem viveu nos 80 - e/ou viu muita Sessão da Tarde e reprises de TV a cabo de lá pra cá. Pra quem esqueceu da música:
Pois bem, o documentário narra a viagem (literal) de cinco canadenses que partem em busca de John Hughes, recluso e ausente da mídia desde o fim do século XX, tendo dirigido seu último filme em 1991 e continuado a escrever roteiros sob o pseudônimo de Edmond Dantés, aka O Conde de Monte Cristo.
Entre depoimentos de atores, diretores e outras pessoas do mundo do cinema, o roteiro mostra a aventura dos cinco (O Clube?) e o impacto que os filmes de Hughes (A Garota de Rosa-Choque, Alguém Muito Especial, Mulher Nota 1000, Gatinhas e Gatões, Curtindo a Vida Adoidado) têm ainda hoje sobre os adolescentes.
O filme tem um certo suspense que eu como sócio-fundador do M. A.T.E. (Movimento Anti-Trailer Explícito) manterei. Mas posso dizer que à época do filme, John Hughes ainda não tinha subido pro andar de cima, o que ocorreu precocemente em 2009, aos 59 anos. Não achei ainda por aqui em DVD, mas acredito que chegue numa Blockbuster dessas (ou talvez em uma locadora menor, sei lá. Cartas etc.). Por enquanto está passando no canal Max (ex-Cinemax). O Correio do Etc possui uma cópia.
Pra quem quiser situar melhor os filmes, vale ver a homenagem no Oscar, cuja incorporação foi retirada por motivos de copyright do Youtube, e os trechos abaixo, incluindo um Ultimate Tribute, o clipe de Don´t You Forget com cenas do Clube dos Cinco e, last but not least, cenas de Curtindo a Vida Adoidado, o filme favorito de Mestre Alvimp, e de Some Kind of Wonderful, Alguém Muito Especial, o meu.
Ah, depois de Clara cantarolar junto o refrão Oh, meu amor, isso é amor, veio me perguntar, Pai, nessa música é, Oh, meu amor ou Oh, meu avô? Faz sentido.
A pontuação dos diálogos do post de hoje é uma homenagem à subida de José Saramago, um dos escritores favoritos do Mestre Alvimp (Saramago e Ferris Bueller no mesmo post pode ser demais pra ele...), e meu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário