terça-feira, 31 de agosto de 2010

ESCOL@


Em andanças lá pelo site de (como dizem niteroeienses e baianos, em vez do do carioca) Leoni, criei o ESCOL@ - EScritório de COnsultoria de Letras @lheias, pra dar palpites não solicitados (embora geralmente bem aceitos) nas letras dos concursos.

Parêntesis rápido: rola até quinta (2/9) uma votação, estou apoiando o meu amigo Nuno Rau, com sua Influência da Bossa. Cliquem AQUI pra votar.
Pois bem. O ESCOL@ aplica conceitos aprendidos nas oficinas de letra de música de Fred Martins, Francisco Bosco e Marcelo Diniz, nos 40 anos de audição de boa música, nas paródias e letra compostas e por aí vai. Mas sempre na brincadeira, pois tudo isso só me deu a certeza de que não há receita pra se fazer uma letra de canção.

Como bem demonstram dois dos professores citados, Fred e Marcelo, neste soneto do segundo que virou canção no violão do primeiro, retirado do conciso e incrivelmente lindo livro artesanal DE AMOR E SOBRE (Oficina Raquel, 2008), cuja capa encima este post.

A canção tem uns acordes beatle de Strawberry Fields e/ou Álbum Branco com um que de Luiz Gonzaga que não sei definir. Talvez só na minha cabeça. De todo modo, calo-me, para que vocês ouçam:











DEPRESSA A VIDA PASSA
(Fred Martins – Marcelo Diniz)

Depressa a vida passa, mal se sente
e tudo já parece diferente:
o que doeu um dia hoje é dormente,
o amanhã não se lembra do presente;

e mal tudo é passado, o mais recente
começa a tecer o recorrente:
a cada ruga tudo é mais ausente,
o tempo foge e sempre leva a gente;

fascina como a infância é inocente:
eterno no vigor do adolescente,
no idoso, ainda crepita o sol poente;

fascina como tudo é transparente:
depressa a vida passa e, de repente,
desfaz-se, n´água, a face que a ressente.

Um comentário:

  1. ah, interessante saber que o pessoal de niterói também fala de!
    estou me apaixonando pelo Fred Martins , culpa sua e daquele rapaz da lona, rsrrs
    bem que eu já conhecia Novamente com o Ney, que considero uma das melhores interpretações dele, e não tinha consciência da produção do Fred!

    ResponderExcluir